DESFILE CÍVICO DESTACOU LINDÓIA DO SUL DA COLONIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS

Publicado em 08/09/2018 às 20:02 - Atualizado em 08/09/2018 às 20:02

Na manhã deste sábado, dia 08 de setembro, os lindoienses demostraram o respeito e amor à Pátria. O Desfile Cívico alusivo ao Dia da Independência, evidenciou a história do Município com o tema “Lindóia do Sul: Da Colonização aos Dias Atuais”, lotou ruas centrais da cidade com centenas de pessoas distribuídas em vários pelotões formados por escolas e entidades locais. A Fanfarra do Cras e a Banda Marcial do IFC de Concórdia deram ainda mais imponência ao evento.

Cada grupo que desfilou retratou um momento da história de Lindóia do Sul, entre eles, os caboclos que foram os primeiros a “pisar” nessas terras, os descendentes de italianos, a cultura, o esporte, a política, bem como todos os capítulos da trajetória do município.

O evento foi promovido pela Administração Municipal, idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo e EEB Padre Izidoro Benjamim Moro. O prefeito, Genir Loli, falou da importância do amor e a valorização à Pátria e parabenizou e agradeceu todos os envolvidos no desfile.

Para a secretária de Educação, Neura Frare Grandi, resgatar o desfile alusivo ao Sete de Setembro é demostrar o patriotismo, o amor à Pátria e manter a tradição cívica nas escolas e na sociedade. O governo do Estado foi representado pela senhora, Silvia Baron Lodi, que atua na EEB Padre Izidoro Benjamim Moro. Silvia enfatizou o compromisso da sociedade em mudar para melhor o país, agindo com ética e humildade.

Após o desfile e o cerimonial, aconteceu o segundo “Movimente Lindóia”, uma caminhada até o Núcleo de Educação Ottaviano Nicolao, com o objetivo de integrar a sociedade, fortalecer os vínculos familiares e promover o interesse em realizar atividades físicas. A secretaria de Saúde e Ação Social participou da caminhada, trabalhando o tema “Setembro Amarelo”, o qual visa combater o suicídio. A médica da Unidade Básica de Saúde, Patrícia Wastner, explanou o tema aos participantes do “Movimente Lindóia”.

Texto: Olíria Weber Locatelli

Fotos: Felipe Bottcher