INFORMAÇÕES AOS PAIS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Publicado em 28/04/2020 às 11:29 - Atualizado em 28/04/2020 às 15:31

Prezados Pais ou Responsáveis Legais,

Diante do atual cenário, respeitando as medidas de prevenção e controle de transmissão do Covid-19, informamos que seguimos orientações das instâncias federais e estaduais para orientar as decisões no município no que se refere a educação.

Realmente vivemos um momento muito atípico e estamos tão preocupados quanto vocês nas questões de volta às aulas.

Neste contexto, a Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Turismo desenvolveu o Plano de Atendimento Emergencial para Educação da rede municipal de ensino, que dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais, o qual trata de ações estratégicas que requer o envolvimento dos atores educacionais e da comunidade escolar, a fim de que o mesmo seja implementado, cumprindo o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de aprendizagens de todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Estas atividades escolares têm o objetivo de manter as crianças em constante aprendizagem, pois o período de suspensão das aulas é longo e elas não podem ficar paradas tanto tempo. Sabemos que podemos contar com as famílias, que dentro de sua rotina diária precisarão organizar os estudos e atividades com os filhos. Isso também é um desafio para todos. Da mesma forma que os profissionais das escolas reinventam seu modo de interagir e ensinar, os pais reinventam a sua forma de auxiliar os filhos na aprendizagem. Nesse período estamos todos em processo de adaptação e aprendizagem. Para que esta proposta de atividades remotas possa atingir os seus objetivos, todos os envolvidos precisam cumprir com o seu papel, profissionais da educação, pais e alunos.

Sabemos que não há como transpor a escola para a casa, que o trabalho de interação entre professor e aluno é essencial para aprendizagem, mas agora é o momento de reafirmarmos a parceria entre escola e família e juntos educarmos e cuidarmos das nossas crianças, nesse momento em que a vida está ameaçada e que todos nós precisamos tanto de todos nós.

Por isso, gostaríamos de reforçar que se tranquilizem nesse aspecto, confiantes de que todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, não medirá esforços para atender da melhor forma as necessidades que surgirem nesta pós quarentena, dentro de suas possibilidades e competências legais. Sempre mantivemos nosso foco em oferecer um ensino de qualidade e certamente agora, nesse momento delicado, mais do que nunca, manteremos nosso compromisso com a educação. Estaremos buscando as melhores alternativas para garantir um ensino de qualidade, mas precisamos da compreensão e do apoio de todos para juntos superarmos esta situação.

Neste momento pedimos para que mantenham o foco na preservação da saúde de suas famílias e das vidas de toda Comunidade Escolar.

Lindóia do Sul/SC, 22 de abril de 2020.

Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Turismo.