Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


LINDÓIA DO SUL VENCENDO A COVID-19

Publicado em 02/07/2021 às 16:29 - Atualizado em 02/07/2021 às 16:29

Público de 45 anos será vacinado a partir da próxima semana


Ainda não é momento de comemorar, mas os bons números sobre a Covid-19 em Lindóia do Sul também precisam ser compartilhados para confirmar que a população, unida no mesmo propósito, poderá vencer o vírus. Nos últimos dias o número de ativos, de suspeitos e de monitorados caiu, enquanto a quantidade de pessoas vacinadas subiu e não há pacientes hospitalizados pela doença.


No momento, oito pessoas estão com o vírus ativo, duas suspeitas e 10 monitoradas. Ao todo, 906 lindoienses se recuperaram da doença e aproximadamente 70% da população foi testada, ou seja, 3.026 pacientes realizam exame para detectar a contaminação pelo Coronavírus.


A vacinação é uma dose de esperança para vencer a pandemia. Lindóia do Sul já imunizou mais de 2.100 pessoas com a primeira dose e quase 900 com a segunda. As expectativas são animadoras, além do público de 45 anos que será imunizado na próxima semana, novas doses chegarão ao Município e poderá contemplar também a faixa etária menor de 45 anos ainda na semana que vem.


Para tomar a vacina, os lindoienses precisam aguardar o contato da agente de saúde de sua área, pois a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com agendamento de vacina desde o início da campanha de imunização. Dessa forma, não gera filas, aglomerações e a dose estará garantida na data e horário agendado.


A testagem para detectar o vírus é fundamental para frear a propagação do Coronavírus. A Secretaria de Saúde está aplicando também o teste antígeno, que gera o resultado quase que imediato. Nessa semana, aforam adquiridos mais 2.500 testes antígenos que estará à disposição nos próximos dias. Conforme a médica Bárbara Yohana Zamora Salaza, que atende pacientes de Lindóia do Sul com suspeita ou confirmação da doença, a vantagem do antígeno é que o resultado aparece em um período de 5 a 10 minutos e, dessa forma, o paciente positivado pode evitar de contaminar mais pessoas e se s tratar logo no início da doença.


O Secretário de Saúde de Lindóia do Sul, Pedro Bringhenti, ressalta que, para reduzir e zerar a contaminação é fundamental que todos mantenham a conscientização sobre a gravidade da doença e continuem seguindo as regras de distanciamento, higienização constante das mãos, uso de máscaras e demais normas de segurança. “O trabalho e os esforços para reduzir o número de infectados é intenso e envolve profissionais de várias áreas. Mas está surtindo resultados, porque a população está colaborando e seguindo as medidas. Vamos continuar persistindo no cumprimento das regras para preservar a saúde e a vida dos lindoienses", considera o secretário.


Não podemos esquecer


Embora Lindóia do Sul está com números animadores nos últimos dias quanto a Covid-19, a população não pode esquecer que 11 pessoas perderam a vida para a doença. Em um único dia, 20 pacientes do município estavam hospitalizados com a doença, lutando pela vida e nem todos retornaram para suas famílias. Mais de 900 pessoas se contaminaram e algumas ainda sofrem com as sequelas.


Para vencer o vírus é fundamental seguir as regras de segurança. Quanto mais engajada e consciente a população estiver, mais cedo a vida poderá voltar aos moldes anteriores à pandemia.